Radar da Web




Como fazer os programas iniciarem junto com o Windows



Publicado em 26/11/2015 |

#dicas



FacebookGoogle+LinkedInTwitterE-mail

Como fazer os programas iniciarem junto com o Windows

Certos programas não possuem a opção de fazer com que inicializem quando você ou algum usuário se logar e iniciar o Windows. Porém é possível fazer manualmente usando os próprios utilitários do sistema.

Iremos mostrar três formas de fazer isso que funcionam em praticamente todas as versões do Windows, como o Windows XP, Vista, Server, 7, 8, 8,1 e Windows 10.

Executando um programa na inicialização usando o Agendador de Tarefas do Windows

O Agendador de Tarefas do Windows é uma ferramenta bem completa que pode tornar esta tarefa simples e até mesmo complexa se desejar executar outros parâmetros e funções. Ele é apropriado para a maioria dos programas, mas tem como ponto negativo a lentidão para carregar os programas na inicialização. Isso por que o Agendador de Tarefas precisa ser carregado primeiro para depois executar os "gatilhos" que inicializam os demais programas nele configurado.

Outro ponto negativo e que deve estar atento é que ao mudar o nome de algum usuário que especificou no Agendador de Tarefas, você deverá fazer manualmente esta alteração também ne Agendador para que o programa volte a inicializar.

Mas em geral e fora nestas situações especificadas é muito fácil e seguro utilizá-lo. Então vamos ver como fazer isso:

1. Abra o Agendador de Tarefas, digitando Agendador de tarefas no menu de pesquisa.

2. Ao abrir o programa, no lado direito clique em "Criar tarefa básica".



3. Insira um nome para esta tarefa e opcionalmente pode adicionar também uma descrição para que futuramente saiba para que serve isso. E clique em "Avançar".



4. Na etapa de "Disparador" você deve especificar quando a tarefa deve ser iniciada. Você pode escolher "Ao iniciar o computador" ou "Ao fazer logon". Se escolher "Ao iniciar o computador", dependendo do tamanho do programa a ser aberto ele poderá deixar o Windows mais lento para iniciar. Então se o programa não é tão vital que precise ser iniciado tão rapidamente e antes de outras tarefas eu aconselho escolher "Ao fazer logon".



5. Na próxima etapa de "Ação" você deverá escolher "Iniciar um programa". Em seguida clique em "Procurar" para encontrar o programa que deve ser aberto.



O campo "Iniciar em (opcional)" é ideal quando você precisa acrescer linhas de comando ou .bat. Mas de qualquer forma, se apenas é para iniciar o programa, basta clicar em "Avançar" e depois em "Concluir".

Pronto, o aplicativo vai iniciar toda vez que iniciar o computador ou fazer logon no sistema. É possível editar esta tarefa e acrescentar mais opções a ela, como executar o programa como administrador, definir disparadores, resoluções de erros e muito mais.

Executando o aplicativo na inicialização do Windows usando o Registro do Windows

Pode parecer arriscado mexer com os registros do Windows, mas não é. Se fizer direitinho conforme mostramos abaixo, conseguirá fazer com que o programa inicie com o Windows facilmente.

1. Abra o Editor de registro buscando por regedit no menu do Windows.
2. Vá até:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run

Provavelmente lá já existam alguns valores de programas que iniciam com o Windows. Você deverá criar um novo, bastando clicar com o botão direito do mouse em uma parte branca da tela escolhendo: Novo > Valor da Cadeira de Caracteres.



3. Insira o nome do programa (ou qualquer outro, mas se possível não insira acentos e deixe as letras todas juntas sem espaços). Em seguida clique duas vezes em cima do valor criado e em "Dados do valor" insira o local completo do programa.



Pronto, da próxima vez que iniciar o Windows de qualquer usuário que fizer o logon no sistema, o programa irá iniciar sem problemas.

Abrindo programas quando o Windows iniciar pelo diretório inicializar

A inicialização pelo diretório "Startup" ou "Inicializar" é uma maneira fácil de executar os programas do Windows e pode ser feito da seguinte forma:

1. Primeiro vamos encontrar ou criar um atalho para o programa. Para criar um novo, basta ir até onde o programa executável está, clicar com o botão direito do mouse em cima do aplicativo e escolher "Criar atalho".
2. Agora vamos até o diretório de inicialização para colocar este atalho lá. Então abra o Executar pressionando no teclado Win (tecla do Windows) e R.
Se você precisa que o programa inicie apenas para seu usuário, digite:

shell:Startup

Que vai levar até o diretório: C:\Users\SEU-USUÁRIO\AppData\Roaming\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Startup

Se precisa abrir em todos os usuários que se logarem, digite:

shell:Common Startup

Que vai lhe levar até o diretório C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Startup



3. Vá até o local onde criou e colocou o atalho do programa, copie e cole dentro deste diretório do Inicializar.



Pronto, o programa vai abrir toda vez que o Windows for iniciado. O único, porém, desta forma é que se você colocou no diretório onde todos têm acesso, qualquer um poderá excluir este atalho e fazer com que o programa não inicie mais.

Fonte: www.dicasparacomputador.com

Leia também


Comentários

Carregando...

Copyright © 2013/2017 Radar da Web. Todos os direitos reservados.
Topo