Radar da Web




Facebook começará a testar drone que fornece conexão de Internet



Publicado em 23/02/2016 | #internet

FacebookGoogle+LinkedInTwitterE-mail

Facebook começará a testar drone que fornece conexão de Internet

O Facebook começará a testar o seu "drone de Internet" alimentado por energia solar no final desse ano, disse o CEO Mark Zuckerberg nessa segunda-feira (22). 

Batizado de Aquila, o drone conta com envergadura de asa de um Boeing 737, porém pesa o equivalente a um carro. Suas asas são cobertas com painéis solares que fornecem energia suficiente para manter o sobrevoo por até seis meses a uma altitude de 18 mil metros a 27 mil metros. 

O projeto é uma das respostas do Facebook ao problema do acesso de baixo custo à Internet em regiões do mundo que atualmente não a recebem. Além de claro, ser uma maravilha da engenharia. 

“A ideia é que você consegue enviá-lo para uma região onde pode ser muito caro instalar uma infraestrutura”, disse Zuckerberg. “Ele simplesmente voará e ficará lá e poderá transmitir o acesso à Internet”. 

O Facebook revelou o projeto em junho de 2015 e tem trabalhado para aperfeiçoar a aeronave e o sistema de comunicação a laser que será usado para estabelecer uma conexão entre os drones e as estações terrestres. 

Os usuários de Internet, então, receberão conexão Wi-Fi ou sinais LTE de um drone. 

“Nós estaremos fazendo nossos primeiros testes em grande escala no final desse ano”, disse  Zuckerberg durante a Mobile World Congress, que acontece em Barcelona nessa semana. 

Se o projeto acontecer de acordo com o plano, o Facebook estará na posição de levar a ideia a operadoras de telecomunicações. Como o Google, que propõe levar conexão por meio de balões, o Facebook oferecerá o serviço para redes de operadoras móveis existentes ao invés de diretamente aos usuários. 


Fonte: idgnow.com.br

Leia também


Comentários

Nenhum comentário enviado. Seja o primeiro a comentar, clique aqui

Copyright © 2013/2017 Radar da Web. Todos os direitos reservados.
Topo