Radar da Web




Google Allo e Google Assistant chegam ao Brasil falando português



Publicado em 06/12/2016 |

#mobilidade



FacebookGoogle+LinkedInTwitterE-mail

Google Allo e Google Assistant chegam ao Brasil falando português

A partir desta segunda-feira, 5/12, os usuários do mensageiro inteligente Allo no Brasil já poderão interagir com todos os seus recursos, incluindo o Google Assistant, em português, nas plataformas iOS e Android.



O Brasil é o terceiro país a receber o Google Assistant em idioma local. Até então, ele estava disponível somente em inglês e alemão. Segundo o Google, foi necessário reescrever o assistente do zero e adaptá-lo à cultura local.

O mesmo aconteceu com outros recursos do Allo, como o uso de stickers, que ganharam uma coleção com 120 adesivos em português, divididos em 5 categorias: gírias, comidas, verão, geek, urbana.

E também com toda a inteligência baseada em machine learning por trás do produto, focada no mapa de conhecimento, no comando de voz, no reconhecimento de imagens, na tradução por máquina, além, é claro do entendimento da linguagem natural que caracteriza o Google Assistant. Tudo devidamente contextualizado pelo uso. 

É possível fazer perguntas sobre clima, restaurantes mais próximos, curiosidades de pontos turísticos, receitas, e muito mais. Na prática, tudo aquilo que já é acessível via o Google Now está acessível de forma mais fluida e natural através do Google Assistant. E os usuários também podem brincar com o assistente, pedir para que ele conte piadas, mostre seus e-mails e suas agendas e até jogue.

"Procuramos excluir aquelas respostas que não fazem sentido", comenta Bruno Albuquerque, engenheiro de software do Google em Belo Horizonte, envolvido com o trabalho de localização do assistente. "Mas é claro que ele vai melhorar com o uso", completa.

Pergunte ao assistente o tamanho do Edifício Copan, em São Paulo, por exemplo, e ele responderá 115 metros. Continue a conversa com uma questão simples, como "e o Cristo Redentor?" e ele compreenderá que você quer saber o tamanho do monumento, respondendo diretamente, sem que você precisa (re)fazer a pergunta completa. 

Durante o anúncio do Allo já com o Assistant em português, Albuquerque mencionou que o considera uma versão aprimorada do Google Now. Aos poucos, o assistente começará a ser integrado a outros produtos e serviços da companhia.  O Allo é o primeiro produto disponível no Brasil a usar o assistente. Mas hoje, ele já está presente também em dois produtos que ainda não chegaram por aqui: o smartphone Pixel e o Google Hone (concorrente do Echo, da Amazon). 

O Google Allo também ajuda a responder às suas mensagens rapidamente, sem ter que digitar nada. Com as Respostas Inteligentes, você tem sugestões de resposta com base no contexto da sua conversa. Por exemplo, você pode enviar um "sim" rápido como resposta para um amigo que perguntou "Você está chegando"? As Respostas Inteligentes também sugerem comentários para fotos. Se o seu amigo enviar uma foto do bichinho de estimação dele, você verá sugestões como "Ahhh, que fofo!". E mais, ele aprende e se aprimora com o tempo graças à tecnologia de aprendizado de máquinas, se ajustando para sugerir respostas que são a sua cara.

O Google acredita que o Allo é um passo adiante no mercado de mensageiros e, sua utilidade, pode ser u diferencial que o credencie a roubar usuários da concorrência. "O que tem acontecido é que ele vem sendo usado por três grupos de usuários bem definidos: os que usam somente o mensageiro, os que usam somente o assistente, e os que fazem uso dos dois combinados", comenta Albuquerque, ressaltando que não é possível dizer ainda qual deles é majoritário. "Meu chute é que a divisão está muito igual", afirma o engenheiro.

É possível chamar o Assistant de dentro de uma conversa em grupo no Allo, através da interface texto. Basta digitar @Google. Ou interagir com ele através de comandos de voz, quando usado fora do contexto do chat. "No chat, o Allo assume que a voz é uma mensagem sonora", explica Albuquerque.

Também é possível trocar o idioma, caso você fale inglês, alemão ou híndi, e queira interagir dando preferência a eles, para treinar conversação.

Nos próximos meses o Google pretende fazer parcerias com desenvolvedores locais para a geração de novos stickers e também integração de serviços usando o Allo e o Assistant.

Fonte: idgnow.com.br

Leia também


Comentários

Carregando...

Copyright © 2013/2017 Radar da Web. Todos os direitos reservados.
Topo