Radar da Web




Torne o trabalho em casa (home office) mais produtivo



Publicado em 25/11/2015 | #dicas

FacebookGoogle+LinkedInTwitterE-mail

Torne o trabalho em casa (home office) mais produtivo

A crise econômica, desemprego e algumas vezes o baixo salário estão fazendo com que muitos profissionais comecem a atuar de forma autônoma e no conforto de sua casa, conhecido também como Home Office.

Mas se dedicar e ser produto tanto quanto uma empresa exige responsabilidades, foco, planejamento e principalmente hábitos em particular.

Vamos ver algumas dicas simples, que aparentemente parecem banais, mas que muitos acabam esquecendo de realizar.

Acordar cedo

Muita gente adora dormir e não é para menos, realmente é bom. Mas durante a semana, resista e acorde cedo (mesmo contrariando alguns médicos que dizem que acordar antes das 9:00hrs para trabalhar é tortura).

Isso se deve ao tempo que deve ser maior ou necessário para que consiga concluir as atividades e agenda do dia. Caso sinta-se cansado durante o trabalho, vale a pena dar uma cochilada de 30 minutos para repor as energias e atenção.

Alimentação saudável pela manhã

Jamais comece a trabalhar em jejum ou mal alimentado. A primeira refeição que temos durante o dia (café da manhã) deve ser bem-feita com alimentos saudáveis para que possa lhe dar mais energia e evitar desperdício de tempo com lanches durante o expediente.

Planeje o que fará durante o dia

Organize o seu trabalho em partes planejando o que irá fazer durante o dia para que tudo possa correr bem e consiga executar o serviço sem passar do horário estipulado.

Vista-se adequadamente para o trabalho em casa

Tente não trabalhar com a mesma roupa ou pijama que usou para dormir, pois este tipo de vestimenta é adequado para o relaxamento. Se usar o mesmo hábito que utilizaria ao ir trabalhar fora, como tomar banho e usar outras roupas mais adequadas, isso lhe trará uma postura diferenciada que tende de ser a mesma do escritório na empresa.

Deixe a mesa de trabalho organizada

É comum ocorrer de papeis de outros objetos se acumularem na mesa de trabalho fazendo com que fique totalmente desorganizada. Mesmo que consiga se achar na bagunça, evite isso pois o ambiente organizado fica “bonito de se ver” e melhora sua concentração na produtividade.

Adquira e utilize uma cadeira de qualidade

No escritório passamos muito tempo sentados e economizar justamente na cadeira que irá sustentar seu corpo é um erro. Dores na coluna e fadiga irão fazer você perder o foco e começar a fazer outras tarefas que não sejam trabalhar.

Tenha um ambiente adequado e separado para o trabalho

Não utilize o sofá, cama ou outro local que não seja um ambiente adequado para que possa realizar suas tarefas. É que um ambiente somente seu e sossegado da casa irá lhe trazer mais calma e “espirito de trabalho” para executar com seriedade suas tarefas.

Além de poder receber tranquilamente seus clientes para eventuais reuniões.

Deixe o local fechado

Procure evitar de trabalhar com a porta do local onde está trabalhando aberta. Isso porque qualquer barulho ou música que venham dos outros ambientes podem fazer você perder a concentração. E distrações são os principais motivos de sairmos do foco e fazermos outra coisa durante o trabalho.

Anote suas ideias

As ideias podem surgir em qualquer lugar e a qualquer momento. E normalmente as boas ideias surgem em locais inesperados. Portanto sempre tenha um papel e caneta ou celular para poder anotar o que tem em mente e este insight não seja perdido, já que poderá ser útil no futuro.

Tenha água sempre à disposição

Durante o trabalho, principalmente quando estes estão vencendo e a data de entrega chegando é comum trabalharmos muito e esquecermos de nos hidratar. Por isso mantenha sempre uma garrafa d’água em mãos.

Ponha limites aos que convivem com você

É uma tarefa complicada, mas tente colocar limites para as crianças, animais e até mesmo sua companheira para que evitem lhe atrapalhar e mantenha a concentração no trabalho.

Não pule as principais refeições

No momento em que agendou as tarefas do dia, tente manter os horários das principais refeições (almoço e jantar) e faça-os religiosamente pois são fundamentais para dar uma pausa e manter-se saudável. Ou prefere ficar fraco e ter doenças no futuro?

Pausas são necessárias

Não adianta se trancar no ambiente de trabalho e trabalhar sem parar. Faça pausas curtas mas frequentes, pois seu corpo precisa sair da cadeira e seu cérebro precisa descansar um pouco.

Ouça músicas para estimular

Ouvir música é um habito frequente para quem trabalha na frente do computador, pois alegra e motiva seu cérebro a continuar trabalhando, fornecendo inclusive criatividade. Evite ouvir músicas muito paradas para não lhe dar sono.

Converse, mesmo que sozinho

Ficar o tempo todo calado sem conversar ou emitir voz é prejudicial tanto para suas cordas vocais quanto para a organização de pensamentos em uma reunião. Tente conversar de vez em quando e se puder use aplicativos como Skype ou Whatsapp para conversar verbalmente com amigos, colaboradores e clientes.

Divida o tempo e tenha limites com ele

É muito comum o trabalho em casa fazer com que trabalhemos mais do que deveríamos, passando das 8 horas de trabalho ideais e recomendadas para a maioria dos trabalhadores.

Mesmo trabalhando em casa, não significa que deve ficar 24 horas ativo. Estabeleça horários para atendimento ao cliente para que possa cuidar da sua vida pessoal. E nos finais de semana não preciso comentar que são dias “sagrados” para passar com a família.

Evite distrações com outros aparelhos

Um dos aparelhos que nos tiram a atenção do trabalho e até mesmo de outras tarefas é o celular. Devido aos avanços, interatividade e mensageiros que nos deixam o tempo todo conectado a outras pessoas, isso muitas vezes se torna um pesadelo para quem precisa prestar atenção no trabalho.

A recomendação é que deixe o smartphone no silencioso ou modo avião e interaja com o aparelho apenas quando terminar as etapas do trabalho que está fazendo.
Não seja casual demais

O relaxamento e a flexibilidade do trabalho no home office podem lhe levar ao impulso do descuido. Lembre-se que você tem prazos para serem estabelecidos e os serviços devem satisfazer os clientes.

Portanto estabeleça metas para que não lhe causem problemas e tudo vá por água abaixo.

É importante dormir bem

Assim como mencionamos que é importante acordar cedo para conseguir mais tempo para a realização das tarefas, dormir bem é extremamente essencial. Mesmo que trabalhando em casa e não ter o compromisso de acordar ainda mais cedo para compensar o deslocamento até o trabalho, não vá dormir tarde pois isso pode lhe trazer problemas durante o dia.


Fonte: www.dicasparacomputador.com

Leia também


Comentários

Nenhum comentário enviado. Seja o primeiro a comentar, clique aqui

Copyright © 2013/2017 Radar da Web. Todos os direitos reservados.
Topo