Radar da Web




Veja como se livrar de um app pré-instalado no Android



Publicado em 25/11/2015 |

#dicas



FacebookGoogle+LinkedInTwitterE-mail

Veja como se livrar de um app pré-instalado no Android

Há poucas coisas em nossas vidas digitais que são piores do que os apps indesejados (apelidados de “bloatware”) que vem pré-instalados em um smartphone Android. As operadoras e os fabricantes são os responsáveis por sua instalação, e tornam quase impossível removê-los. Eles aparentemente acreditam que se você não pode remover um app, talvez acabe usando ele.

Mas você não precisa de três versões de um calendário, ou um app de armazenamento online pelo qual nunca optou. Felizmente não é necessário sofrer calado, nem fazer “root” no aparelho só para se livrar de um app indesejado. No Android 4.0 ou posterior há uma forma fácil de desabilitá-lo, de forma que você sequer irá se lembrar de que ele existiu.

A chave para se livrar do bloatware está no painel Aplicativos da tela de Configurações. Inicialmente ele mostra uma lista com os apps que você instalou (chamada Descarregados). Vá empurrando os painéis para a esquerda até chegar ao painel Todos, que lista todos os apps do aparelho. Role a lista até encontrar o app indesejado e dê um toque sobre ele.

Você verá uma tela com informações sobre o app. No topo há o ícone, nome do app, nome no sistema, versão e dois botões: Forçar Parada e Desinstalar (no caso de apps que você baixou e instalou) ou Desativar (no caso de apps pré-instalados ou que são parte do sistema). Forçar parada encerra imediatamente o app (se ele estiver rodando), mas você pode usá-lo normalmente mais tarde. É como dar Alt+F4 em um programa no Windows.
Já o Desativar é o que queremos. O app para de rodar, e seu ícone ficará oculto na lista de apps. É como se ele não existisse. Um app desativado vai para o rodapé da lista Todos, e é indicado com a palavra Desativado à direita. Se posteriormente você descobrir que o app pode ser útil, pode trazê-lo de volta clicando no botão Ativar na mesma tela.
O único porém nesse método é que o app continua instalado e ocupando espaço na memória interna do aparelho. Para realmente remover um app pré-instalado é necessário fazer root no aparelho e usar apps como o Titanium Backup, um procedimento que dependendo do aparelho pode ser um pouco arriscado e invalidar sua garantia.

Uma última dica: a lista Todos mostra todos os apps no aparelho, e muitos deles tem nomes estranhos como com.android.provision. Pense duas vezes antes de desabilitá-los, pois podem ser componentes vitais do sistema operacional e sua ausência irá causar problemas. A regra é: se você não sabe o que é, não mexa!


Fonte: pcworld.com.br

Leia também


Comentários

Nenhum comentário enviado. Seja o primeiro a comentar, clique aqui

Copyright © 2013/2017 Radar da Web. Todos os direitos reservados.
Topo